O pensamento é uma força viva
O pensamento é uma força vital, viva, a força mais vital, sutil e irresistível que existe no universo. O mundo do pensamento é relativamente mais real do que este universo físico. Pensamentos são seres vivos. Cada mudança no pensamento é acompanhada pela vibração de sua matéria (mental). O pensamento, como força, precisa de um tipo especial de matéria sutil para funcionar.
A mente assume a forma de tudo o que contempla. Quando você pensa em um objeto, sua mente se molda na forma desse objeto. Quando você muda seu pensamento, sua mente também muda sua forma. Muitas modificações surgem continuamente na mente. Seus pensamentos mudam rapidamente. Sua mente também muda de forma rapidamente. A cada momento, a mente cria continuamente centenas dessas formas-pensamento e as dispersa continuamente. Ela nunca se mantém firmemente em uma forma-pensamento por muito tempo.
Todo pensamento tem um certo nome e uma certa forma. A forma é o estado mais grosseiro e o nome, o estado mais sutil de um único poder manifestante chamado pensamento. Mas esses três são um. É a unidade na trindade, os três graus de existência da mesma coisa. Onde quer que um esteja, os outros também estão. Suponha que sua mente esteja agora perfeitamente calma, inteiramente sem pensamento. No entanto, assim que o pensamento começar a surgir, ele imediatamente tomará nome e forma. Assim, você descobre que toda ideia que o homem tem, ou pode ter, deve estar conectada a uma determinada palavra como sua contraparte.
A linguagem é diferente, mas o pensamento é um. A imagem mental é a mesma em todos. O som tem quatro formas, a saber, Para, Pasyanti, Madhyama e Vaikhari. Vaikhari é a fala comum. Ela difere em diferentes países. Mas Para, Pasyanti e Madhyama são um e o mesmo. Para é o som indiferenciado que permanece adormecido em Brahman. A linguagem dos Devatas, a linguagem no plano mental é uma. É Madhyama. A vibração rotatória do corpo causal (Karana-Sarira) é Pasyanti. Esse é o seu nome verdadeiro. Quando você opera através do seu Karana-Sarira (Prakamya inferior ou Divya Drishti inferior), você ouvirá o som Pasyanti, seu nome verdadeiro.
O pensamento é matéria sutil
O pensamento é matéria sutil. Um pensamento é tão sólido quanto um pedaço de pedra. Você pode morrer, mas seus pensamentos jamais morrerão. Eles têm forma, tamanho, contorno, cor, qualidade, substância, poder e peso. Um pensamento espiritual tem cor amarela; um pensamento carregado de raiva e ódio tem cor vermelho-escura; um pensamento egoísta tem cor marrom; e assim por diante. Um iogue pode ver diretamente com seu olho iogue interior todos esses pensamentos.
Quanto mais fortes os pensamentos, mais precoce a frutificação. O pensamento é focado e recebe uma direção específica e, na medida em que o pensamento é assim focado e recebe uma direção, ele é eficaz na tarefa que é enviado para realizar.
O pensamento é uma força criativa
O pensamento é uma grande força. O pensamento é uma força dinâmica. O pensamento move. O pensamento é contagioso. O pensamento cria. Você pode fazer maravilhas com o poder do pensamento. Através da instrumentalidade do pensamento, você adquire poder criativo. Hoje em dia, existem inúmeros livros sobre poder do pensamento, dinâmica do pensamento e cultura do pensamento. Estude-os. Você terá então uma compreensão abrangente do pensamento, seu poder, funcionamento e utilidade.
O poder do pensamento é imenso. Cada pensamento seu tem um valor literal para você, em todos os sentidos possíveis. A força do seu corpo, a força da sua mente, o seu sucesso na vida e os prazeres que você proporciona aos outros com a sua companhia — tudo depende da natureza e da qualidade dos seus pensamentos. Você precisa conhecer a cultura do pensamento.
O pensamento traz saúde
Se você alimentar pensamentos saudáveis, poderá manter uma boa saúde. Se você se apegar a pensamentos doentios na mente, pensamentos sobre tecidos doentes, pensamentos sobre nervos fracos, pensamentos sobre o funcionamento inadequado de órgãos ou vísceras, nunca poderá esperar boa saúde, beleza e harmonia. O corpo é produto da mente. Se você se apegar a pensamentos vigorosos na mente, o corpo físico também será vigoroso.
Pensamentos malignos de todos os tipos contaminam e enfurecem a mente e, se persistirem, se tornarão verdadeiras doenças e mutilações da mente, incuráveis durante toda a vida.
O pensamento constrói o caráter
“Como o homem pensa, assim ele é.” “O homem é criado pelo pensamento; aquilo em que o homem pensa, isso ele se torna.” Pense que você é forte; forte você se torna. Pense que você é fraco; fraco você se torna. Pense que você é um tolo; tolo você se torna. Pense que você é Deus; Deus você se torna. Um homem forma seu próprio caráter, tornando-se aquilo em que pensa. Se você meditar sobre a coragem, você a inculcará em seu caráter. O mesmo acontece com pureza, paciência, altruísmo e autocontrole. Se você pensar nobremente, gradualmente criará para si um caráter nobre, mas se pensar de forma vil, um caráter vil será formado. O pensamento constante e perseverante estabelece um hábito definido na mente, e esse hábito se manifesta como uma qualidade no caráter. O fio do pensamento é tecido em qualidades mentais e morais, e essas qualidades, em sua totalidade, formam o que chamamos de caráter. Você pode construir seu caráter com a mesma segurança que um pedreiro pode construir um muro, trabalhando com e por meio da lei.
O primeiro passo para a criação deliberada do caráter reside, portanto, na escolha deliberada do que pensaremos e, em seguida, em pensar persistentemente na qualidade escolhida. Em pouco tempo, haverá uma tendência a demonstrar essa qualidade; um pouco mais tarde, seu exercício se tornará habitual. O pensamento constrói o caráter. Você tece o fio do pensamento em direção ao seu destino.
O Pensamento Tece o Destino
Aquilo em que o homem pensa em uma vida, ele se torna em outra. Se a mente se detém continuamente em uma única linha de pensamento, forma-se um sulco no qual a força do pensamento flui automaticamente, e tal hábito de pensamento sobrevive à morte e, como pertence ao ego, é transportado para a vida terrena subsequente como uma tendência e capacidade de pensamento.
Cada pensamento tem sua própria imagem mental. Cada pessoa tem seu próprio mundo mental, suas próprias visões, seus próprios sentimentos, suas próprias sensações, seus próprios pensamentos habituais, sua própria experiência e seu próprio modo de pensar. A essência das várias imagens mentais formadas em uma vida física específica está sendo elaborada no plano mental. Ela constitui a base para a próxima vida física. Assim como um novo corpo físico é formado a cada nascimento, também uma nova mente e um novo Buddhi são formados a cada nascimento.
É difícil explicar detalhadamente o funcionamento do pensamento e do Carma. Cada Carma produz efeitos duplos: um na mente individual e outro no mundo. O homem cria as circunstâncias de sua vida futura pelo efeito de suas ações sobre os outros.
Toda ação tem um passado que a conduz; toda ação tem um futuro que procede dela. Uma ação implica um desejo que a motivou e um pensamento que a moldou. Cada ato é um elo em uma cadeia infinita de causas e efeitos, cada efeito se tornando uma causa e cada causa tendo sido um efeito; e cada elo dessa cadeia infinita é composto por três componentes: desejo, pensamento e atividade. Um desejo estimula um pensamento; um pensamento se materializa em um ato.
A cobiça egoísta pelos bens alheios, embora nunca se transforme em trapaça ativa no presente, torna alguém um ladrão numa vida terrena posterior, enquanto o ódio e a vingança secretamente acalentados são as sementes das quais brota o assassino. Assim, novamente, o amor altruísta produz como colheita o filantropo e o santo; e cada pensamento de compaixão ajuda a construir a natureza terna e piedosa que pertence àquele que é amigo de todas as criaturas.
Semelhante atrai semelhante
A grande lei “Semelhante atrai semelhante” está sempre em operação. Esta é uma grande lei cósmica. Esta é uma lei da natureza. Esta lei também opera no mundo do pensamento. Pessoas com pensamentos semelhantes são atraídas umas pelas outras. É por isso que as máximas são as seguintes: “Pássaros da mesma plumagem voam juntos… Um homem é conhecido pela companhia que mantém.” Um médico é atraído por outro médico. Um poeta sente atração por outro poeta. Um cantor ama outro cantor. Um filósofo gosta de outro filósofo. Um vagabundo gosta de um vagabundo. A mente tem um “poder de atração”. Você está continuamente atraindo para si, tanto do lado visível quanto do invisível da vida, forças, pensamentos, influências e condições mais semelhantes aos dos seus próprios pensamentos e vidas.
No reino do pensamento, pessoas com pensamentos semelhantes são atraídas umas pelas outras. Essa lei universal opera continuamente, estejamos conscientes disso ou não. Todos vivemos, por assim dizer, em um vasto oceano de pensamentos; e a própria atmosfera ao nosso redor está continuamente repleta de forças de pensamento que são continuamente enviadas ou que continuamente se manifestam na forma de ondas de pensamento. Todos somos afetados, em maior ou menor grau, por essas forças de pensamento, consciente ou inconscientemente, e na medida em que somos mais ou menos sensivelmente organizados, ou na medida em que somos negativos e, portanto, abertos a influências externas, em vez de positivas, que determinam quais influências entrarão no domínio de nossos pensamentos e, portanto, em nossas vidas.
Carregue consigo qualquer tipo de pensamento que desejar e, enquanto o mantiver, não importa como vagueie por terra ou mar, você atrairá incessantemente para si, consciente ou inadvertidamente, exatamente e somente o que corresponde à sua qualidade dominante de pensamento. Os pensamentos são sua propriedade privada e você pode regulá-los para se adequarem inteiramente ao seu gosto, reconhecendo constantemente sua capacidade de fazê-lo. Você tem inteiramente em suas mãos o poder de determinar a ordem dos pensamentos que nutre e, consequentemente, a ordem das influências que atrai, e não é uma mera criatura esbelta das circunstâncias, a menos que de fato escolha ser.
Bons Pensamentos e Maus Pensamentos
Um bom pensamento é três vezes abençoado. Primeiro, beneficia o pensador, aprimorando seu corpo mental (Manomaya Kosha). Segundo, beneficia a pessoa a quem se refere. Por fim, beneficia toda a humanidade, aprimorando a atmosfera mental geral.
Um pensamento maligno, ao contrário, é três vezes amaldiçoado. Primeiro, prejudica o pensador, causando dano ao seu corpo mental. Segundo, prejudica a pessoa que é seu objeto. Por fim, prejudica toda a humanidade, corrompendo toda a atmosfera mental.
Todo pensamento maligno é como uma espada desembainhada sobre a pessoa a quem é dirigido. Se você alimenta pensamentos de ódio, na verdade é um assassino daquele homem contra quem nutre pensamentos de ódio. Você é o seu próprio suicídio, porque esses pensamentos repercutem somente em você.
Uma mente povoada por pensamentos malignos age como um ímã para atrair pensamentos semelhantes de outras pessoas e assim intensifica o mal original.
Pensamentos malignos lançados na atmosfera mental envenenam mentes receptivas. Concentrar-se em um pensamento maligno gradualmente o priva de sua repulsa e impele o pensador a realizar uma ação que o incorpore.
A Progênie dos Pensamentos
Não basta que seus pensamentos não sejam ruins. Você deve transmutar pensamentos ruins em bons. Esta é a primeira parte da sua Sadhana. Você deve transformá-los em pensamentos úteis. Quando forem enviados, devem ser capazes de fazer imenso bem e benefício à humanidade sofredora e ao seu próximo.
Os pensamentos são seus próprios filhos. Tenha cuidado com a sua prole de pensamentos. Um bom filho traz felicidade, nome e fama ao pai. Um filho mau traz infâmia e descrédito ao pai. Mesmo assim, um pensamento nobre lhe trará felicidade e alegria. Um pensamento mau lhe trará miséria e problemas. Assim como você cria seus filhos com muito cuidado, também terá que criar pensamentos bons e sublimes com muito cuidado.
O pensamento é contagioso
O pensamento é muito contagioso, mais contagioso do que a gripe espanhola. O pensamento se move. Ele realmente sai do cérebro e paira por aí. Ele entra no cérebro dos outros também. Um pensamento simpático em você desperta um pensamento simpático em outros com quem você entra em contato. Um pensamento de raiva produz uma vibração semelhante naqueles que cercam um homem raivoso. Ele sai do cérebro de um homem e entra no cérebro de outros que vivem a uma longa distância e os excita. Um pensamento alegre produz pensamento alegre nos outros. Um pensamento de alegria cria, com simpatia, um pensamento de alegria nos outros. Você se enche de alegria e intenso deleite ao ver um grupo de crianças hilárias brincando alegremente e dançando de alegria.
Na radiodifusão, um cantor canta belas canções em Calcutá. Você pode ouvi-las perfeitamente pelo rádio em sua casa em Delhi. Todas as mensagens são recebidas por rádio. Mesmo assim, sua mente é como uma máquina sem fio. Um santo com paz, equilíbrio, harmonia e ondas espirituais envia ao mundo pensamentos de harmonia e paz. Eles viajam com tremenda velocidade relâmpago em todas as direções e penetram nas mentes de milhares de pessoas, produzindo nelas também pensamentos semelhantes de harmonia e paz. Enquanto um homem mundano, cuja mente está repleta de inveja, vingança e ódio, envia pensamentos discordantes que penetram nas mentes de milhares e despertam nelas pensamentos semelhantes de ódio e discórdia.
O pensamento é muito contagioso. Mantenha um homem bom e honesto na companhia de um ladrão. Ele começará a roubar. Mantenha um homem sóbrio na companhia de um bêbado. Ele começará a beber.
TRANSFERÊNCIA DE PENSAMENTO OU TELEPATIA
Qual é o possível meio pelo qual os pensamentos podem viajar de uma mente para outra? A melhor explicação possível é que Manas, ou substância mental, preenche todo o espaço como o éter e serve como veículo para os pensamentos, assim como Prana é o veículo para os sentimentos, o éter é o veículo para o calor, a luz e a eletricidade, e o ar é o veículo para o som. A mente é Vibhu (onipresente), como Akasa. Portanto, a transferência de pensamento é possível. Transferência de pensamento é telepatia.
Se jogarmos um pedaço de pedra em um tanque ou poça d’água, isso produzirá uma sucessão de ondas concêntricas que se propagam a partir do local afetado. A luz de uma vela, da mesma forma, dará origem a ondas de vibrações etéreas que se propagam em todas as direções a partir da vela. Da mesma forma, quando um pensamento, seja ele bom ou mau, atravessa a mente de uma pessoa, ele dá origem a vibrações no Manas, ou atmosfera mental, que se propagam por toda parte, em todas as direções.
Enquanto a eletricidade viaja a uma velocidade de 186.000 milhas por segundo, os pensamentos viajam virtualmente em nenhum momento, sua velocidade sendo muito mais rápida que a da eletricidade, pois seu veículo Manas é mais fino que o éter, o meio da eletricidade.
Pensamentos são como coisas. Assim como você entrega uma laranja a um amigo e a pega de volta, você também pode dar um pensamento útil e poderoso a ele e também pegá-lo de volta. Você deve conhecer a técnica correta para lidar e manipular um pensamento. A ciência é muito interessante e sutil. Você pode ajudar um amigo em apuros enviando-lhe pensamentos de conforto, um amigo em busca da Verdade, enviando-lhe pensamentos claros e definitivos das verdades que você conhece. Você pode enviar à atmosfera mental pensamentos que elevarão, purificarão e inspirarão todos os que forem sensíveis a eles.
Se você enviar um pensamento amoroso e prestativo a outro homem, ele sai do seu cérebro, vai diretamente para ele, desperta um pensamento semelhante de amor na mente dele e retorna a você com força redobrada. Se você enviar um pensamento de ódio a outro homem, ele fere esse homem e também a você, retornando a você com força redobrada. Portanto, entenda as leis do pensamento, evoque da sua mente apenas pensamentos de misericórdia, amor e bondade e seja sempre feliz.
Quando você envia um pensamento útil para ajudar os outros, ele deve ter um propósito e uma meta definidos e positivos. Só assim produzirá o efeito desejado. Só assim esse pensamento realizará um trabalho definido.
O Dever de um Aspirante
Você deve aprender o método de enviar pensamentos amorosos e de ajuda aos outros e ao mundo inteiro. Você deve saber como remover a distração, reunir todos os pensamentos e enviá-los como um batalhão de forças úteis para fazer o bem à humanidade sofredora. A transferência de pensamento é uma ciência maravilhosa. É uma ciência exata.
Assim como o Ganges flui trazendo alegria e frescor para aqueles que vivem em suas margens, seus fortes pensamentos de amor e paz também devem fluir como uma corrente de cura para trazer consolo, paz e alegria para aquelas pessoas cujas mentes estão cheias de cuidado, preocupação, ansiedade, tribulação, aflição, etc.
Mesmo alguns chefes de família de boa índole nutrem ocasionalmente bons pensamentos e enviam ao mundo alguns pensamentos úteis. Isso não é suficiente para um aspirante no caminho da Verdade. Um fluxo contínuo de pensamentos úteis deve jorrar de sua mente. Deve ser um fluxo perene e curativo de pensamentos amorosos e úteis. Ele deve ser capaz de inundar grupos de vinte pessoas, massas de centenas e milhares, com amor, alegria e animação. Ele deve incitá-los com um simples olhar e algumas palavras doces e poderosas, levando-os ao entusiasmo, à elevação de espírito, a estados de ânimo exaltados e à euforia. Isso é força espiritual, força de vontade (Atma-Bala).
Como os Sannyasins servem ao mundo por meio de suas vibrações de pensamento
Os indianos agora absorveram o espírito missionário do Ocidente e clamam para que os sannyasins se manifestem e participem de atividades sociais e políticas. É um erro lamentável. Um sannyasin ou um iogue não precisa se tornar presidente de uma associação ou líder de um movimento social ou político. É uma ideia tola e pueril. Um verdadeiro sannyasin pode fazer tudo por meio de suas vibrações de pensamento.
Não é necessário que um sannyasin, um santo, apareça na plataforma para ajudar o mundo, pregar e elevar a mente das pessoas. Alguns santos pregam pelo exemplo. Suas próprias vidas são a personificação do ensinamento. Sua própria visão eleva a mente de milhares. Um santo é uma garantia viva para os outros da realização de Deus. Muitos se inspiram ao ver santos santos. Ninguém pode conter as vibrações de pensamento dos santos. Suas vibrações de pensamento puras e fortes viajam longas distâncias, purificam o mundo e penetram na mente de milhares de pessoas. Não há dúvida quanto a isso.
Um sábio vivendo em uma caverna no Himalaia pode transmitir um pensamento poderoso a qualquer canto da América. Quem pratica Nishkama Karma Yoga no mundo se purifica por meio de trabalhos desinteressados, e quem medita em uma caverna no Himalaia e tenta se purificar realmente purifica o mundo, ajuda o mundo em geral por meio de suas vibrações espirituais. Ninguém pode impedir que seus pensamentos puros saiam e sejam transmitidos a outros que realmente os desejam. Assistentes sociais com mentalidade mundana não conseguem entender esse ponto.
Pensamento Claro – Como Ele É Realizado
O homem comum não sabe o que é pensamento profundo. Seus pensamentos correm soltos. Às vezes, há muita confusão na mente. Suas imagens mentais são muito distorcidas. Somente pensadores, filósofos e iogues possuem imagens mentais bem definidas e nítidas. Elas podem ser vistas com muita nitidez pela clarividência. Aqueles que praticam concentração e meditação desenvolvem imagens mentais fortes e bem formadas.
A maioria dos seus pensamentos não é bem fundamentada. Eles vêm e vão. São, portanto, vagos e indefinidos. As imagens não são claras, fortes e bem definidas. Você terá que reforçá-las com um pensamento claro, contínuo e profundo. Por meio de Vichara (raciocínio), Manana (reflexão profunda) e meditação, você terá que fazer com que os pensamentos se acalmem e se cristalizem em uma forma definida. Então, a ideia filosófica se tornará firme. Por meio do pensamento correto, do raciocínio, da introspecção e da meditação, você terá que clarificar suas ideias. Então, a confusão desaparecerá. Os pensamentos se estabilizarão e se cristalizarão.
Pense com clareza. Esclareça suas ideias repetidamente. Introspecte-se em solidão. Purifique seus pensamentos em um grau considerável. Silencie os pensamentos. Não permita que a mente borbulhe. Deixe uma onda de pensamento surgir e se estabelecer calmamente. Então, permita que outro pensamento entre. Afaste todos os pensamentos estranhos que não tenham conexão com o assunto que você está abordando no momento.
Pensamento Independente e Original
Pensadores são muito poucos neste mundo. A maioria de nós não sabe o que é pensar corretamente. Pensar é superficial na vasta maioria das pessoas. Pensar profundamente requer intensa Sadhana (prática). São necessários inúmeros nascimentos para a evolução adequada da mente. Somente então ela pode pensar profunda e corretamente. Um homem que fala a verdade e tem pureza moral sempre tem pensamentos poderosos. Aquele que controlou a raiva por meio de longa prática tem um tremendo poder de pensamento. Se um iogue cujo pensamento é muito poderoso disser uma única palavra, isso produzirá uma tremenda impressão na mente dos outros.
Os vedantas recorrem ao pensamento independente e original. A Sadhana Vedântica (Manana, reflexão) exige um intelecto aguçado. Pensar com afinco, pensar com persistência, pensar com clareza, pensar nas raízes de todos os problemas, nos fundamentos das situações, nos pressupostos de todos os pensamentos e seres é a própria essência da Sadhana Vedântica. Você terá que abandonar uma ideia antiga, por mais forte e arraigada que seja, quando, em seu lugar, adotar uma ideia nova e inspiradora. Se você não tem coragem de encarar os resultados do seu pensamento, de aceitar as conclusões do seu pensamento, seja qual for o significado que elas tenham para você pessoalmente, nunca se dê ao trabalho de filosofar. Dedique-se à devoção.
Pensamento Aplicado e Pensamento Sustentado
O pensamento aplicado direciona a mente ao objeto, e o pensamento sustentado a mantém continuamente engajada; o êxtase traz a expansão e a bem-aventurança da mente em desenvolvimento, cujos motivos para a não distração foram alcançados por esses dois tipos de pensamento. A meditação pode surgir quando o pensamento aplicado e sustentado, o êxtase, a bem-aventurança e a concentração da mente surgem.
O pensamento é uma força grandiosa. Ele tem um poder tremendo. Torna-se crucial saber como usar esse poder da maneira mais elevada possível e com o maior efeito possível. Isso pode ser alcançado melhor através da prática da meditação.